A ECSI é uma abordagem pedagógica que visa fornecer chaves para a compreensão de certos fenómenos na sua totalidade. O seu objetivo é mudar as atitudes e os comportamentos das pessoas para que possam contribuir individual e coletivamente para a construção de um mundo mais justo e solidário.
Locais de intervenção
A ESSOR desenvolve uma variedade de projetos no terreno, adaptando-se ao contexto económico, social e cultural de cada país. A ECSI é, por conseguinte, uma oportunidade para tomar consciência das diferentes realidades dos vários países e para analisar questões específicas como a educação, a formação, as práticas agro-ecológicas e o acesso aos direitos fundamentais.
Nossos compromissos
Estimular a curiosidade e o interesse por outras culturas e modos de vida em todo o mundo
Oferecer animações divertidas e participativas e atividades de sensibilização em que todos desempenham um papel
Ajudá-lo a gerir melhor a informação, desenvolvendo um espírito crítico e dando-lhe o desejo de agir
O projeto em ação
- Sensibilizar os jovens entre os 12 e os 25 anos para temas como a interculturalidade e a convivência, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a solidariedade internacional e os direitos das crianças.
- Trabalhar localmente com um vasto leque de jovens numa variedade de contextos, incluindo escolas, centros de lazer, missões locais e universidades.
- Envolver os jovens como embaixadores da solidariedade internacional a nível local e desenvolver as suas competências de cidadania ativa.
- Coordenação de um programa de atividades no âmbito do Festival des Solidarités, incluindo um espetáculo de improvisação teatral e a sensibilização para um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.
- Formação de voluntários, membros da equipa ESSOR e parceiros em ferramentas ECSI
Catch'Impro, sensibilizar e divertir-se! Todos os anos, durante o Festival des Solidarités, a ESSOR organiza um espetáculo de improvisação teatral com a Ligue Professionnelle de Marcq-en-Baroeul. Os atores improvisam sobre o tema anual do Festival des Solidarités, ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Enquanto se divertem, os 400 espectadores são sensibilizados para uma questão mundial! Este é um evento que permite à ESSOR chegar a um público diferente e mais alargado do que as suas intervenções habituais com crianças e jovens ao longo do ano.